:) Chorisia speciosa, alias Chorisia insignis, alias Ceiba insignis, alias Ceiba speciosa; eu sempre a conheci pelo nome de sumaúma, por causa da 'lã' com que se forravam as almofadas (não sei se ainda se usa).
É caso para nos perguntarmos que predadores teria esta árvore para desenvolver defesas assim? (talvez para se proteger dos animais que afiam os chifres nas árvores...)
Os espinhos não devem ser para afugentar só do tronco, já que também existem, em grande abundância, nos ramos.
Até há pouco conhecia só umas poucas em Lisboa, nomeadamente no Jardim Botântico (outro JB… ;-) da FCL — enorme, leteralmente à mão de quem está na varanda junto ao observatório.
Mas ultimamente tem sido usada como ornamental em avenidas, nomeadamente na Rotunda de Cabo Ruivo. Acho um disparate encher as ruas com uma árvore assim espinhosa, é um perigo muito real. :-(
Confiando na classificação feita pelo Jardim Botânico da Fac. de Lisboa, onde existe uma Chorisia crispiflora e uma Chorisia insignis, ambas têm flores cor de rosa embora com visíveis diferenças (tamanho e cor), ambas são reconhecidas como C. speciosa. A chorisia amarela poderá ser a chorisia glaziovii também conhecida por paineira branca. Existe ainda uma encarnada deslumbrante.